sábado, 5 de setembro de 2015

Manipulação do Poder pela Mídia - Paulo Henrique Amorim





CAPTEI ALGUNS FRAGMENTOS DA PALESTRA: ESCLARECEDORA, IMPERDÍVEL! MAIS UM DOCUMENTÁRIO VIVO DA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL.

Rede Globo é um mar de lama, o que dizer de um meio de comunicação que apoiou a ditadura e hoje é braço político de alguns partidos políticos. Usa ilegalmente uma concessão pública em benefício próprio, SONEGA, rouba dinheiro público, age inconstitucionalmente desde 1962, sancionada por João Goulart, em vigor até hoje! Tem uma programação de péssima qualidade cultural e intelectual, uma emissora que passa pelo menos 4 novelas diárias além de fazer apologia e glorificar bandidos e corruptos. Não faz jornalismo, mata a história, ignora a realidade, não forma opinião, não constrói informação, acaba com a identidade cultural do povo faltar com a verdade e não mostrar por exemplo corrupção no judiciário, ter influência nefasta nos três poderes da república. Constituição 88 - Art. se omitiu - não chegou a acordo - 220 - sem regulamentar: não pode haver monopólio, oligopólio, promover cultura regional, haver conselho de comunicação social que regulará a plena liberdade de expressão a todos os segmentos políticos do país.

Interessante como um país que se diz democrático tem um congresso que não regulamenta artigos da constituição? Porque trata-se da Comunicação. É uma zona proibida onde a cidadania não entra.

Queda de audiência da Tv Globo: Dois fatores principais, a subida da classe c, que cada vez mais, vê menos televisão, e o fator demográfico, o jovem cada vez menos vê televisão. Com isso há o aumento da TV a cabo que limita o público da TV aberta. O aumento da Tv a cabo, faz cair progressivamente a audiência da tv globo.

Ficando assim um público restrito, da parte mais baixa da pirâmide social como expectador. Um público de nível educacional mais baixo.

Hoje, os produtos do gigante digital, Google: twitter, facebook, youtube, são máquinas da abundância de audiência que tomam os negócios das agências de propaganda e os expectadores de tv aberta.

Os telejornais da Tv Globo estão se transformando em merchandising do eventos esportivos que ela patrocina. Cada vez mais o "Brasileirinho", ganha mais espaço...

A Globo deve a receita federal 1 bilhão e 300 mil reais.

A principal autuação da receita federal contra a tv globo, foi roubada por uma funcionária da receita federal. Existe o filme dela pegando o processo nos arquivos. Ela vendeu o processo a vários clientes. O MPF investigou cada um dos clientes, menos um, o da própria TV Globo. A Globo, convocou uma equipe e negociou com cada um deles a compra do produto roubado, vendido pela funcionária da receita. Foram para baixada fluminense, realizar o 'negócio', numa casa em Duque de Caxias. Um motorista esperto ficou no carro com o processo. Houve um tiroteio...

Em Brasília, um famigerado juiz forneceu um habeas corpus a funcionária da receita que tinha prisão decretada. Sabe o nome dele? Gilmar Mendes. Isso aí. A Globo deve um bilhão de reais ao Ecade, ela não paga direitos autorais.

A Globo não quer a Dilma, ela não confia na Dilma, porque tem medo de no segundo mandato, Dilma fazer a Lei dos Meios. Por isso, até que ela não faça, pau nela!

E o que fazer diante dos fatos, até que se faça a Lei dos Meios?

Especialmente os trabalhadores brasileiros, todos os movimentos sindicais, CUT, coletivos, trabalhadores ,movimentos sociais, midias alternativas, de todos os formatos, mídias móveis, celulares, redes, google: facebook, twitter, youtube, blogs, devem se concentrar, não dispersar o volume, desde a caixinha de fósforos com barbante, megafone, até as ferramentas mais tecnológicas, deve se aglutinar, devem se juntar, fazer um volume alternativo de comunicação. Só o trabalhador brasileiro, o mais afetado pela ditadura das mídias, pode mudar isso, como aconteceu na Argentina. Lá, até a presidente Cristina foi para as ruas, junto com o povo e peitou o Clarin, a tv globo de lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário