domingo, 6 de setembro de 2015
ELOMAR*, O MENESTREL DAS CAATINGAS (El Guitarrero [O Violeiro*]) RAÍCES ...
Aqui O som do nosso verdadeiro DNA latino, sangue musical das nossas veias culturais abertas...
Disse, o saudoso Eduardo Galeano...
EL GUITARRERO
(O Violeiro)
(Elomar Figueira Mello - Vrs. Enrique Bergen)
RAÍCES DE AMÉRICA
Raíces de América é um grupo musical brasileiro. Sua especialidade são músicas latino-americanas.
A banda surgiu em 1979 com características primordialmente folclóricas tanto em seu repertório como na sua formação. Ao longo dos anos passou a incorporar novos temas. Suas letras falam sobre o abandono de crianças, preconceito racial dentre outros problemas sociais e econômicos vivenciados na América do Sul, que até algumas décadas tinha várias ditaduras no governo.
O grupo surgiu durante o regime militar no Brasil e logo conquistou o público estudantil, que na época caracterizava-se por ser engajado na luta pela democracia. O grupo gravou 11 álbuns, e em 1982 obteve o segundo lugar no Festival MPB Shell, com a música "Fruto do Suor".
Tive a honra de assistir este espetáculo: em 1980, tendo a lendária Mercedes Sosa como madrinha, o Raíces de América estreou em São Paulo, com direção de Flávio Rangel, um espetáculo maravilhoso que contava com performances e arranjos ricos e modernos, iluminação, figurino e cenografia elaborados especialmente para o show, e com declamações de emocionantes poemas da América na pele da atriz Isabel Ribeiro. Nos anos seguintes vieram produções assinadas por Mirian Muniz e Cláudio Luchesi. O Raíces de América conquistou imediatamente a simpatia do público brasileiro; especialmente os estudantes, na época engajados nos movimentos Abertura e Diretas; não somente pela inegável qualidade de seus músicos, interpretes e arranjos, mas principalmente pela arrojada concepção do espetáculo, que transitava por temas políticos, folclóricos, cotidianos e musicais da América Latina com extrema alegria, sensibilidade e bom gosto.
A primeira formação do Raíces tinha:
Mariana Avena (voz)
Tony Osanah (voz e instrumentos)
Enzo Merino (instrumentos)
Willy Verdager (voz e instrumentos)
Oscar Segovia (percussão)
Júlio César Peralta (voz e violão)
Freddy Góes (voz e instrumentos)
Celso Ribeiro (voz e instrumentos)
Isabel Ribeiro (participação especial no primeiro álbum, declamando poemas)
Raices de America
Em 1979, artistas brasileiros, argentinos e chilenos, moradores de São Paulo, formaram um grupo de música latino-americana. O grupo misturava o som característico dos instrumentos andino, como as tarkas, os charangos e as quenas, a violões e ao baixo elétrico.
O grupo, que se denominou Raices de America, estreou em 1980, no Teatro Procópio Ferreira, em show dirigido por Flávio Rangel, com a participação da atriz Isabel Ribeiro. O sucesso foi imediato e foi seguido de grande repercussão na venda dos quatro discos que lançou nos anos seguintes, com músicas de gente como Atahualpa Yupanqui, Violeta Parra e Daniel Vigliette.
Conheça mais da nossa cultura latinoamericana: Confira! São Paulo: 2014 - Tarancón e Raíces de América juntos - http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/Tarancon-e-Raices-de-America-juntos/12/6515
ELOMAR*, O MENESTREL DAS CAATINGAS (El Guitarrero [O Violeiro*]) RAÍCES DE AMÉRICA
https://www.youtube.com/watch?v=58Yu3o301hs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário